segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Mais que usar branco no Reveillon, vamos nos vestir de atitude?

De onde vem a tradição de usar branco no Ano Novo? A resposta está nas origens do sincretismo cultural brasileiro, onde acabamos absorvendo um pouco das tradições afro-descendentes. Encontrei diferentes justificativas na Internet, como por exemplo, que o branco é a cor do orixá Oxalá e na umbanda os médiuns geralmente vestem-se de branco, orientação que teria vindo do Caboclo das 7 Encruzilhadas, ou que teria iniciado com algumas pessoas que faziam oferendas nas praias cariocas e santistas para Iemanjá, uma das principais entidades da umbanda. Deixando a questão da origem real de lado, todas as fontes tinham o consenso de que o branco representa a paz e que esta seria uma espécie de superstição para atrair boas energias para o ano vindouro.

Pessoalmente, já usei várias vezes o branco na virada do ano, mas usei também, roupas coloridas, o rosa-chá, o amarelo, e este ano, vou de azul. Não acho que seja uma obrigatoriedade estar de branco, principalmente, porque a maioria das pessoas comunga de outras crenças ou a falta delas, o que tem tornado este costume uma convenção social sem sentido real. Pois de quê adianta usar o branco mais alvejado que tiver por OMO e passar o ano inteiro com maus hábitos, em brigas, invejas, mesquinharias, teimosias, egoísmos, medos bobos, que em nada lembram as promessas e intenções do dia primeiro de janeiro. 


O importante, como disse o pastor Cláudio Duarte em seu Facebook, não é fazermos promessas que nunca cumpriremos, mas é termos atitude. Que possamos começar o ano de 2014 vestindo atitude, vontade e garra para realizar o que tem que ser feito e superar os obstáculos, sem ferir o nosso semelhante. Vamos colocar gás no nosso balão pra subir e querer o bem daqueles que nos rodeiam para que também tenham a mesma guinada. É tão mais chique querer o bem do outro, mesmo quando você não está nos seus melhores momentos. Isso é nobre, atrai a atenção de Deus e expulsa o mal.

Mas parando de jogar conversa fora, gostaria de mostrar aqui algumas peças que caem muito bem na virada do ano,principalmente se você quiser quebrar a tradição do branco. Espero que gostem.











Tem ainda essa opção mesclada de preto e dourado que encontrei na Mariana Rios (linda!)



E pra quem não abre mão do branco, aproveite que os materiais rendados estão em alta neste verão. Você pode se inspirar neste vestido da estilista alagoana Marta Medeiros. Se joga nele também que fica lindo!




Fonte: MSN.com e Big1news.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário